Anterior

Marco Universal

    marco_universal_top (1).jpg
CARTAZ
marco univ cartaz
SOBRE O PROJETO

À partir da crença de que valores inspiram e atitudes transformam, idealizamos o projeto Marco Universal. Um projeto de educação e mobilização social onde a linguagem audiovisual é usada como um veículo para transmissão de valores humanos e como ponte de reflexão sobre a realidade que nos cerca.

Resultado de uma curadoria de excelência e do envolvimento e adesão de uma rede primorosa de parceiros, Direitos Humanos - a exceção e a regra, é o tema inaugural do projeto Marco Universal, concebido para acontecer bienalmente, abordando temas de interesse universal através de produções audiovisuais de caráter autoral. O tema de lançamento dá origem a formação de um importante e inédito banco de imagens autoral com curta-metragens nacionais, de caráter mobilizador e educativo, aproximando os valores universais do cotidiano vivenciado pelo cidadão comum.

Para este primeiro tema, a curadoria, sob a coordenação de Carla Esmeralda, uma das mais respeitadas profissionais do mercado cinematográfico, selecionou 9 diretores convidados para a produção de 9 curta-metragens: Tetê Moraes, Eduardo Escorel, João Jardim, Victor Lopes, Kiko Goifman, Alexandre Stockler, Gringo Cardia, Jeferson De e Sandra Kogut. Assista os curtas na integra abaixo!

 

REALIZADORES

O projeto é uma realização do Instituto Cultura em Movimento – ICEM e da [X]BRASIL.

A [X]BRASIL é um escritório especializado em desenvolver ações e produtos de comunicação para causas de interesse público. As campanhas, projetos e produtos produzidos pela [X]BRASIL, além de atender às necessidades de cada parceiro, visam orientar, conscientizar e mobilizar o cidadão comum para temas relevantes da agenda pública brasileira e mundial, como os relacionados à saúde, educação, direitos humanos, meio ambiente, cultura e responsabilidade social.



PATROCINADORES E PARCEIROS

A iniciativa contou com o patrocínio master da Petrobras (através da Lei Rouanet) e o patrocínio da Oi (através da Lei do ICMS-RJ). Contou ainda com parceiros institucionais de porte, como: Sesc Rio, Oi Futuro, Conectas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC), Ministério da Cultura, Canal Futura e ATEI - Associação de Televisão Educativa Iberoamericana, como parceria em divulgação.

VÍDEOS
Marco Universal - Amapô
Marco Universal - Cavalão
Marco Universal - Escola Eldorado
Marco Universal - Flor na lama
Marco Universal - Jonas só mais um
Marco Universal -  Jota
Marco Universal - O Pequeno e o Grande
Marco Universal - Fruto da Terra
Marco Universal- Vidas no Lixo